sábado, 14 de maio de 2011

Saldo de 1 mês em casa... (Assunto: Casa)

Já fez um mês que eu parei de trabalhar. Achei que eu fosse pirar, mas que nada. Estou é curtindo... e resolvendo aquelas pendências chatas de casa que a gente sempre deixa para depois e também estou aprendendo a ver minha casa sob uma nova ótica: minha casa é minha casa mesmo e não um mero dormitório como era quando eu trabalhava. Estou vendo coisas que eu nunca teria tempo de ver, estou aprendendo a conviver com a funcionária aqui de casa (uma pessoa que eu via por 5 minutos de manhã e só, nos comunicavámos por bilhetes), estou curtindo a minha casa e agora entendo como cuidar dá casa da trabalho. E dá muito trabalho!!!! E o pior: trabalho não reconhecido (porque quando as coisas estão em ordem, ninguém elogia, ninguém imagina quanto tempo alguém perdeu arrumando tudo), trabalho não remunerado e trabalho braçal (cansa muito fazer uma faxina de verdade!). 
Bom, vamos ao saldo desse período:

1) arrumei todas as gavetas de documentos. Organizei as pastas de arquivo, joguei fora documentos com mais de 5 anos, limpei as gavetas.

2) organizei todos os lençóis, toalhas de banho, pisos de banheiro etc... Vi que estão faltando das fronhas de um jogo de lençol que eu tinha. Também está faltando o lençol de um outro jogo, etc... Obviamente, essas peças já devem estar faltando há tempos e eu nunca me dei conta. Típico de quem não tem tempo e/ou de quem nunca cuidou da minha casa e não sabe que é básico checar se os lençóis e toalhas estão em ordem.

3) A funcionária aqui de casa vivia reclamando que o aspirador não estava aspirando. Lá fui eu atrás da assistência técnica. (Detalhe, fui a assistência técnica sem sequer abrir ou testar o aspirador). Cheguei lá, maior mico. O reservatório de poeira estava imundíssimo. A mulher que me atendeu perguntou há quanto tempo eu não limpava o aspirador... Achei melhor não responder. Só faz 4 anos que eu não limpo, porque eu nem sabia que essas coisas precisavam ser limpas!!! A mulher percebeu pela minha cara de paisagem que eu sou marinheira de primeira viagem. Então, ela me explicou como desmonta todo o aspirador, como eu devo limpá-lo, os compartimentos que costumam dar problemas, a melhor maneira de secar as peças quando eu lavá-las, etc.... A-DO-RE-I. - Agora sério, quando eu teria tempo de ver essas coisas???? Me fala?!?!?! Eu certamente iria achar que era frescura do funcionária reclamar do aspirador e não daria bola.



4) Virei os colchões dos dois quartos aqui de casa. É musculação e trabalho de resistência na veia. Agora sério 2, como que eu falava para a funcionária fazer isso sozinha??? Que ser que eu sou de pedir para alguém fazer isso? Sozinho é humanamente impossível e de novo, só estando em casa para ver essas realidades do dia-a-dia.


5) Fui ao supermercado pela primeira vez às 11 horas da manhã e fui acompanhada, pela primeira vez, da funcionária aqui de casa. Na verdade, essa foi a primeira atividade que eu fiz, logo na semana em que eu pedi demissão. Me senti muito fútil, tipo aquelas peruas que não sabem fazer nada... Fui suando frio, não queria encontrar com ninguém conhecido.. Como assim eu no supermercado às 11 da manhã? Não queria ter que dar satisfação para ninguém. Bom, o que eu fazia sozinha em cronometrados 45 minutos, normalmente a noite, ou às 5:30 da matina, levou quase duas horas. A funcionaria queria pilotar a nossa super máquina e ela tem uma velocidade para lá devagar. Ela me disse assim logo na entrada: "- Está na hora de a senhora aprender a fazer as coisas com calma. O mundo não vai acabar agora não."  
ela nem imagina o quanto essa fala mexeu comigo. Bom, duas horas depois estávamos empacotando tudo para levar para casa.


6) Há séculos a geladeira da minha casa estava com o gelo na parede interna e no freezer superior da mesma não cabia nada de tanto gelo que tinha. O freezer também estava com placas de gelo na porta o que impedia seu fechamento correto. Pergunta há quanto tempo eles já estavam assim? Quando que eu teria tempo para cuidar disso se eu sempre saia cedo e voltava a noite cansada para fazer qualquer outra coisa? Pois bem. Assistência técnica da Brastemp !!!!! Excelente. Bom atendimento, marcam visita sem cobrar nada, são pontuais e muito eficientes. Já vieram aqui várias vezes ao longo desse mês... kkkk 
Em questão de minutos, tudo resolvido, como se os eletrodomésticos fossem novinhos.... (recomendo muito o atendimento da Brastemp: 3003 0099 - já decorei!!!)

7) Outra coisa bem mala de se fazer quando se trabalha: eu tinha que fazer um suporte para a máquina de lavar louça. A nossa ficava direto no chão o que não é recomendado. Detalhe só fazia 3 anos e 11 meses que ela estava no chão e agora eu resolvi resolver o problema. Fui a Etna tentar achar um suporte - nada (mas sai com uns porta retratos lindos de lá). Então, seguindo a dica da minha mãe fui a Leroy Merlin. Não achei o suporte, mas fiz um sob medida, com a madeira que eu queria, na medida que eu queria e com as rodinhas que eu queria. Mais perfeito impossível !!! O atendimento de lá também é excelente. Recomendo muito essa loja! 

8) Outro mero detalhe da vida doméstica deixado de lado em função da falta de tempo: a máquina de lavar roupas dava choque às vezes. Eu mesma já tinha sentido alguns e nunca dei importância até a santa da dona Gorete reclamar. Sendo bem dramática: imaginem se acontece algum choque maior que pudesse prejudicar a saúde da dona Gorete??? Deus me livre. Liguei na assistência da BrastempBrastemp estavam aqui. Pasmem: MÁQUINA DE LAVAR ROUPA TEM FIO TERRA. POR FAVOR, ALGUÉM JÁ TINHA OUVIDO FALAR NISSO? O cara olha para mim e diz com a maior naturalidade: "- Claro que está dando choque senhora, o fio terra não está ligado!". E eu lá sabia que máquina de lavar tinha fio terra. 
São em momentos como esse que voe percebe alguns detalhes que nunca fizeram sentido. Nesses 3 anos e 11 meses, nas várias vezes que eu fui pegar uma roupa que acidentalmente caia atrás da máquina, eu vi que tinha um fiozinho pendurado e sempre achei estranho. Pensava: "Para que serve esse fio? Devem ter colocado nessa máquina por engano."  Enganada estava eu. Nada é por a caso e hoje esse tipo de detalhe começa a ser compreendido. ahahushuahsuhaushu

9) Nesse mês, também aproveitar par levar os meus sapatos e os sapatos do meu marido ao sapateiro: trocar salto, arrumar o couro, fazer um consertinho básico....

10) Também chamei alguém para arrumar as persianas de casa, arrumei a disposição das panelas, revelei fotos, fiz álbuns de fotos de viagens que há tempos queria fazer, arrumei todos os copos, pratos e talheres aqui de casa, conferi as louças que quebraram, conferi os faqueiros, etc...

Ou seja, fiz bastante coisa para esse mês e estou bem contente com o resultado. Em primeiro lugar porque todas essas tarefas que antes pareciam insuportáveis e inatingíveis, foram feitas com calma, sem aflição de acabar logo e no fim curti tudo. Adorei entender melhor as coisas de casa, me sinto mais dona da casa agora do que uma mera visitante. Adorei não delegar nada para ninguém e poder resolver sozinha, para entender como cada coisa funciona e o melhor curti tudo isso. Porque de uma certa forma, isso tudo foi novo para mim. Coisas que eu nunca fiz e nem imaginava fazer. Está certo que não é o tipo de atividade que eu queira fazer o resto da vida, mas acho que só aprendendo de verdade para poder ensinar e cobrar alguém. Hoje não me sinto tão leiga quando a funcionária de casa vem me perguntar como funciona isso ou aquilo... Estou bem contente. E precisando de qualquer coisa é só chamar! =)



Nenhum comentário: