quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Harry Potter

Há momentos nos quais eu me sinto muito, muito atrasada em relação ao mundo. E não é à toa.
Toda a noite quando eu abro o meu livrinho para uma leitura antes de dormir eu tenho a compravação de que eu realmente estou atrasadééérrrrriiiimmmmaaa!
Sou daquelas que adora ler, mas que falta tempo. Ou que quando tem tempo, não consegue ficar mais de duas horas lendo um mesmo livro ou uma mesma revista. (hiperatividade, forte característica minha).

Pois bem, se sai um HIT no mundo literário - exatamente aquele que todo mundo está lendo, comentando eu não leio. Leio a crítica, ouço comentários, chego até participar de conversas sobre o assunto (!!) mas não leio o HIT do momento. Sei lá porque !!! Acho que funciona como um mecanismo de auto-defesa: não quero me envolver na empolgação dos outros. Não me deixo contaminar por uma euforia momentânea. Prefiro me convencer ao longo do tempo, que o "HIT" realmente merece ser lido.

Isso não acontece só com livros, mas com músicos, filmes, seriados, teatros, etc...

Lembro muito bem quando eu li na Veja (nem sei em que ano foi) a crítica sobre um livro de um bruxinho que vivia com seus tios que eram seres humanos. Na crítica falava que o livro era um fenômeno e que a Inglaterra estava obsecada pela história, filas nas livrarias, livros em falta. Achei muito estranho alguém se envolver por um livro que conta a história de um bruxo criança - o que de interessanete poderia haver nisso?

Depois veio (via meu professor de inglês) artigos do Times e da Business Week sobre "a febre" Harry Potter. NOvamente achei  barulho demais por se tratar de um bruxinho.

All Right.

Em 2008, nas férias, eu queria ler um livro em inglês para tentar tirar a ferrugem. Eu pensei em começar com uma leitura menos agressiva que não exigisse tanto vocabulário específico. Estava no aeroporto (USA) e li o prefácio do Harry Potter and the Sorcerer's Stone  (veja bem, em 2008, mais de 10 anos após o lançamento!!!). Achei interessante e comprei o livro. Sentei no chão do aeroporto e comecei a ler ali mesmo... para quê ?!?!?! de repente, eu estava em transe, mal piscava os olhos. Estava totalmente viciada na leitura. Toda crítica inicial sobre o que viria pela frente desapareceu e out of the blue eu estava criança de novo, encantada com cada capítulo e não conseguia párar de ler por um minuto sequer.

Na volta, também no aeroporto, eu já me garanti e comprei o livro seguinte da série Harry Potter and the Chamber of Secrets, mesmo sem ter terminado de ler o primeiro livro. Eu queria ter certeza que aquela diversão teria continuidade.

Acontece que com o trabalho, correria do dia a dia, eu acabei demorando demais para ler o Chamber of Secrets. Mas foi passar uns dias na praia com a minha mãe que o o livro acabou rapidinho!!!Foram na verdade 5 dias de dor de ouvido, colo da minha mãe e o livro. Tirando a dor de ouvido, tudo estava uma delícia do jeito que ue gosto: minha mãe, praia e livro !!!  O mais rídiculo foi que conforme o livro ia acabando, eu enrolava, lia mais devagar para não chegar ao fim. Mas chegou. 

Como eu não tinha o livro seguinte, eu me dei ao luxo de assisitir os dois primeiros filmes. (Esqueci de dizer que eu tbm sou daquelas que não assiste aos filmes sem ler os livros antes. (Chata? Acredito que não. Eu só não quero me influenciar por nenhuma caracterização de personagens ou estabelecer cenários, senão o melhor do livro que é a nossa imaginação, deixa de existir)) Nem preciso dizer que eu amei os dois filmes. Mega produção mesmo. Todas as críticas, de fato, estavam corretas.

Agora estou viciada no terceiro livro da série Harry Potter and the Prisoner of Azkaban. Álias, eu estava louca porque não eu não achava esse livro (em inglês) aqui no Brasil. Tive que pedir para um amigo que estava trabalhando em Londres trazer para mim.

Concluindo: estou anciosa para terminar de ler o Prisioneiro de Azkaban e todos os outros, assisitir todos os filmes e obviamente visitar o parque do Harry na Disney! Deve ser o máximo !!!!

PS.: Fiquei meio aflita ao ver que o último episódio da série já está nos cinemas.

Nenhum comentário: