Das Weisse Band (A Fita Branca)
Diretor: Michael Haneke
2009
=> venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2009
=> venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2010

A historia se passa em um vilarejo na Alemanha entre 1913 e 1914, véspera da primeira guerra mundial. A historia é narrada pelo professor de musica do vilarejo. A época é de muita rigidez, ordens, uma sociedade bem segmentada e um certo fanatismo religioso. Nesse ambiente, ocorrem estranhos eventos: o acidente com o médico da aldeia, o sumiço do filho do barão, o incêndio de um celeiro, a morte de uma camponesa, entre outros. Aparentemente esses fatos não tem ligação alguma. No entanto, o professor percebe uma leve similaridade nas circunstancias desses acontecimentos e começa a averiguar por conta própria. O resultado desta pesquisa eh um tanto quanto assustador.
Para falar a verdade, eu não sei se entendi direito o final do filme e se captei a verdadeira mensagem. O filme eh denso e exige muita atenção, ele é cheio de detalhes.
Mas no final do clima, parece ficar clara a carência da sociedade Alemanha no período pré primeira guerra. O clima do filme eh sempre intrigante, um mix de repressão, questionamentos, obediência, regras propiciam um clima um solo fértil para o surgimento do nacional socialismo. é o tipo de filme que da para ver 1000 vezes e tirar novas conclusões.
No primeiro momento, achei o filme exigente demais. Depois, refletindo sobre toda a historia, achei uma obra prima. Riquíssimo e inquietante. Vale muito a pena assistí-lo.
Lendo algumas criticas sobre o filme, encontrei essa que achei muito boa: Em "A Fita Branca", o diretor consegue um efeito parecido com outro filme seu, "Caché" (2005): enquanto o público se preocupa em desvendar os crimes, o filme passa por um deslocamento, indo do espaço público para o espaço privado, sempre com muita sensibilidade. Dentro das quatro paredes de diferentes famílias, tomamos conhecimento de uma estrutura patriarcal altamente autoritária, marcada pelo signo da punição e da disciplina." fonte: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/critica-do-filme-a-fita-branca
Um comentário:
Você jura que você gostou??
Eu assisti eses dias tb, li as críticas e falava bem isso que vc falou. Mas não achei muito bom não...achei médio....
Ps - a gente esta assistindo os mesmos filmes, vc reparou???
beijos Dri www.dicadadri.blogspot.com
Postar um comentário