segunda-feira, 4 de julho de 2011

Madrid

Não sei o que está acontecendo, mas só nesse mês, mais de três amigos foram para Madrid e pediram dicas.
Uma amigona também está morando lá e eu já queria ter passados essas dicas para ela. Então, colocarei aqui no blog, para caso alguém também se interesse.

Meu marido e eu fomos para Madrid em fevereiro deste ano. Eu esperava pouco da cidade... Nunca fiz muita questão de ir para lá... Surpreendi-me !!! Adoramos tudo!!! A cidade, a comida, os restaurantes, os vinhos, as tapas, os passeios... Tudo bem legal,  diferente e jovem! O astral da cidade é muito bom. Outra coisa que me chamou a atenção é ver o quão grande a cidade é comparada as outras capitais da Europa.

Bom, seguem as dicas de muitas pessoas, revistas, sites e etc....

Hotéis: Procure ficar no centro da cidade pela facilidade de acesso aos locais mais legais.  Fuja dos hotéis próximos a praça Puerta do Sol (lotada, cheia de vendedores ambulantes, tipo praça da Sé européia), fuja de hotéis na Gran Via e na Calle de Alcalá. (muito barulhento, turístico demais.)
Para decidir em que hotel ficar, eu pesquisei loucamente. Ficamos em um hotel legal, mas recomendo vários outros que estando lá fui dar uma olhada para ver se valia a pena.

· Urban GL: bem moderno, bem localizado, com um serviço bem bom. Recomendo. Nós ficamos neste! http://www.derbyhotels.com/urban

·         NH Palacio de Tepa
·         Me Madrid
·         NH Paseo del Prado
·         Vila Real Hotel   http://www.derbyhotels.com

=>   Todos esses  hotéis são super bem localizados e perto de lugares legais para sair a noite. Não são hotéis caros, não são hotéis luxuosos, mas todo tem uma ótima infra, limpos, espaços, bem decorados, bacanas.

O que fazer: Prepare-se tem muito que fazer na cidade!!!

Museus:



- Museu Thyssen-Bornemisza: Esse museu expõe a coleção do falecido Barão Thyssen-Bornemisza, composta por quadros de diferentes épocas desde obras sacras italianas até Van Gogh + Picasso + Monet. (para minha imensa frustração, não consegui ir)

- Museu Reina Sofia: o museu é gigantesco e tem de tudo: de surrealismo, cubismo, modernismo a muita, muita Arte Moderna. Como eu não curto arte moderna (pelo menos, não as coisas que eu vi lá, fiquei 3 horas no museu e foquei nos artistas que eu gostou: Picasso, Miró, Salvador Dalí e Oskar Schlemmer – recomendo ver a obra deles todos.) Dica: a fila na entrada principal do museu é enorme. Se vc der a volta no museu, há um guichê pequenino que nunca tem fila. E só ir lar e escapar de ficar esperando 4 horas para entrar no museu.

Restaurantes:

- Casa Lucio: Cozinha tradicional castelhano muito freqüentado por membros da família Real e celebridades. Cheio de turistas também. O restaurante abriu suas portas de 1975. Tem que fazer reserva porque ele é super concorrido. O prato mais típico de lá sãos os “Huevos Revueltos”: batatas fritas com ovos. Mas não tive coragem de pedir porque é muito oleoso! Comemos frutos do mar e estava tudo muito bom! Perfeito para um almoço de domingo, seguido de passeio pela região, que fica super movimentada a partir das 18 h. Mas, como não poderia deixar de ser, fazer reserva é muito complicado. Telefone: 91 365 82 17.

- Biotza (Claudio Coello, 27 Salamanca). Em Salamanca, quando você quiser descansar das compras e almoçar num lugar bem bacana e bem freqüentando, não deixe de ir ao Biotza.Tipico restaurante Vasco. Lindo e a comida também é muito boa. Os garçons são nojentos e te tratam daquele jeito típico espanhol.. Mas fazer o que né?

- Bar Tomate: Bar/Restaurante moderno. Muito in. Zero turistas. Adoramos, super jovem, bem descolado... Rola um DJ. A comida é ótima, o ambiente é bem descontraído e só tem gente bonita. Gente local!!!!

- Lateral: bom para ir a noite comer umas tapas. Ele fica numa região bem legal, perto das baladas e de outros restaurantes, onde as pessoas se encontram para esquentas pré baladas. Adoramos. (Velázquez, 57, Salamanca).

- Museu do Jamón: restaurante bem simples, mas imperdível !!! Para comer um sandwich de jámon. Uma delicia. Acho que todo dia à tarde eu parava La para pedir uma sandwich de jámon (Serrano ou Pata Negra ;-) ). DELICIOSO! 

- La Mar del Alabardero – delicia de restaurante. Não tem muita variedade de comido, mas com certeza ele fica num dos lugares mais lindos da cidade. Pra descansar ,  tomar vinho, comer tapas e deixar o d ia é o lugar idela para ficar sentado, tomando sole e olhando o Castelo Real. Obs.: tomamons um vinho branco chamado Rueda Verdejo, amamos. recomendo.

- Mercado de San Miguel - para mim , o mercado fica em uma das regiões mais charmosas de Madrid. (no 9bairro antigo). O mercado é lindo e dá  pra comer de tudo: do sanduíche básico ã degustação de caviar.  Vale a pena !!!

- Restaurante Botín: diz-se que é o restaurante mais antigo do mundo, fundado em 1725. Recomenda-se pedir o  leitão ao forno é uma delícia e o cordeiro é uma das especialidades. (não fomos)

- Santceloni culinária tradicional e conservadora. O chef do restaurante, que no ano passado recebeu a segunda estrela no Guia Michelin, é Santi Santamaría. Em geral, a casa mescla pratos típicos espanhóis e internacionais, mas você pode solicitar o menu degustação. Telefone: 91 210 88 40. (faltou tempo para irmos)

Passeios:

Recomendo comprar o ticket de ônibus vermelho para dois dias. Assim dá para ver tudo com muita calma, descer nos lugares que interessam etc...

- Palacio Real de Madrid: O maior palácio da Europa. Os reis da Espanha não moram neste palácio. Ele só é usado para eventos reais.
- Parque del Retiro: além do parque ser lindo, lá você tambem pode ver o  Palacio de Cristal e o Palacio de Velazquez.
- Plaza Mayor: bem turística, mas muito legal. A cidade começou nesta praça. tem que ir)
- Bairro de Salamanca: bairro sofisticado onde tem restaurantes chiques, lojas bacanas e as pessoas bem arrumadas. Tipico Jardins aqui de São Paulo. Legal para conhecer e fazer compras.
- Estádio Santiago Bernabeo, - Plaza del toros, Estação Atocha, Plaza das Cibeles, Plaza del Oriente, etc...
Madrid é uam cidade muito ativa e muito jovem. A noite é uma delicia e é lotado de gente na rua, inclusive durante os dias da semana. Recomendo sair toda noite e ir pulando de bar em bar para comer tapas e tomar vinho. Os bairros que a gente mais gostou para faezr isso são: La Latina, Chueca, e as ruas ao redor da Plaza Mayor.

Toledo:

Se você tiver tempo, não deixe de ir para TOLEDO que é uma cidade próxima de Madrid. De trem leva 25 min, mas fomos tão mal tratados na estação de trem e a fila para comprar o bilhete era tão grande que resolvemos alugar um carro achando que a estrada para Toledo seria linda. Não é. A estrada é bem sem graça, cheia de fabricas....
Mas Toledo é maravilhoso e merece ser visitado. Ú uma cidade medieval, que conseguiu preservar sua construção inicial. A cidasde abrigou por anos judeus, mulçumanos e cristãos e andando e pela cidade é muito fácil reconehcer a arquitetura típica de cada povo. Cheia de construções medievais, ruelas estreitas, bem legal e uma atmosfera totalmente diferente de Madrid vale a pena!

Outlet
Las Rozas Village
Marcas: Bally, Burberry, Diesel, Calvin Klein, Furla, Lacoste, Le Creuset, Samsonite, Versace, Tag Heuer, Zadig & Voltaire (marca de Paris incrível), Zegna
 (fui, é ok, nada de imperdivel!)


Nenhum comentário: